segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Constância.

* constante.
do Lat. constante

adj. 2 gén., que tem firmeza, ânimo;
que não muda;
invariável;

* retirado do dicionário on-line Priberam
-
Esta simples palavra é que, ao final do ano, decide o campeão do Campeonato Brasileiro por pontos corridos. Agora, no final do primeiro turno, o líder é definido por esta palavra, também. Constância. O São Paulo (1º/40 pts.) tem sido o time mais constante e por isso, termina o turno na liderança isolada, sem poder ser alcançado pelo vice líder, Botafogo (2º/33 pts.), que apesar de ter um jogo a menos, só pode chegar a, no máximo, 36 pontos. Sábado (foto: Reginaldo Castro), o tricolor paulista venceu o Atlético/PR (16º/22 pts.)
, emplacando a sétima vitória consecutiva. Se continuar nesse ritmo, teremos mais uma vez, um campeonato definido com algumas rodadas de antecedência. Sem graça! Mas a fórmula permite, né? Fazer o quê?...

■■■■■■

(foto: Júlio César Guimarães)
O inconstante Flamengo (19º/15 pts.) - ocupa esta posição, justamente por esta inconstância - venceu, no sufoco, o Náutico (17º/20 pts.). Foi apenas a terceira vitória do rubro-negro, em 15 partidas disputadas, por este. E, ao final do jogo, o que se viu foi Joel Santana invadindo o campo, jogadores reservas na área técnica pedindo o final do jogo e a torcida eufórica. Clima bem típico de final de campeonato, disputa de título. É...

■■■■■■

O primo de Messi, Maxi Biancucchi, entrou bem contra o Náutico. Deu uma mobilidade maior ao jogo. Destaque também para o belíssimo passe do meia Roger para Leonardo Moura fechar o placar.

■■■■■■

O Sport (10º/27 pts.) venceu o Juventude (18º/16 pts.). O Juventude parece mesmo não reagir (foto: Ricardo Fernandes). Segue, na sua inconstância, constantemente na zona de rebaixamento. O Sport, agora de Geninho, como já havia citado (crônica de 25/Junho) aqui, era o clube com mais chance de escapar da degola. E o faz! De olho numa das vagas para a Copa Sul-Americana do próximo ano.

■■■■■■

(foto: Cristiano Andujar)
No Orlando Scarpelli, o Botafogo (2º/33 pts.) perdeu uma ótima oportunidade de se aproximar do líder São Paulo. Vencia o Figueirense (14º/24 pts.) até os 31 minutos do segundo tempo. A equipe alvinegra tem sido bem constante e por isso, ainda não saiu da parte de cima da tabela. Mas, tem sido também,constantemente prejudicada pela arbitragem em lances capitais. Apesar de ter se retrancado após mais um golaço de Dodô, a equipe não teve um pênalti escandaloso marcado em cima de Jorge Henrique, no primeiro tempo. E no segundo tempo, tomou um gol em impedimento claríssimo. Fica o aviso ao técnico Cuca: Desista de fazer a linha de impedimento! É dar arma aos inimigos.

■■■■■■

Sexta-feira, o Botafogo apresentou mais dois reforços, para a sequência do campeonato: O lateral esquerdo e/ou meia Athirson e o meia Marquinhos (foto: Gustavo Rotstein/GloboEsporte). Athirson tem o perfil que Cuca gosta. É versátil. Marquinhos é uma incógnita. A conferir (ambos os casos).

■■■■■■
(foto: Felipe Gabriel)
Em jogo igual, e com aquele 'gramado' - entre aspas porque não dá nem pra chamar de tal - , o resultado não poderia ser outro: Paraná (13º/24 pts.) 0 a 0 Vasco (4º/31 pts.). O técnico do Paraná, Gílson Kleina, segue ameaçado.

■■■■■■

No Maracanã, o Fluminense (11º/26 pts.) surpreendeu e venceu o Santos (8º/27 pts.) por goleada(foto: Julio Cesar Guimaraes). Há quem diga que o Fluminense é mais um inconstante. Renato Gaúcho prefere dizer que são roubados. A julgar.

■■■■■■

Na volta de Abel Braga, o Inter (9º/27 pts.) voltou a vencer. Enquanto treinador, mesmo depois de Campeão Mundial com o Internacional, Abel era visto por muitos torcedores, com desconfiança. Bastou o treinador voltar, que já se viam faixas agradecendo o retorno do técnico. É... só se dar valor quando se perde.

■■■■■■

Em jogo agitado, o Palmeiras (5º/30 pts.) virou e venceu o Atlético/MG (12º/25 pts.) em pleno Mineirão. O Atlético ainda teve um gol anulado, no início da partida.




■■■■■■

Está cada vez mais fácil ser Jornalista, não? Hoje em dia, se vê muitas matérias cujo as fontes são o site de relacionamentos orkut. Ou seja: você navega na maior comunidade de determinado time e busca ali, informações. Não sei se reclamo com razão. Sou apenas um aluno, mas é o que penso. Com a palavra, os Jornalistas.

8 comentário(s):

André Augusto disse...

Realmente, a tônica desse primeiro turno foi a regularidade e a boa sequência do SP. Estão no caminho certo.

Quanto ao orkut, concordo com vc. Qualquer um escreve, e muitos procuram por lá por parecer mais cômodo.
Mas é aí que temos de nos diferenciar...assistir, navegar em diversos sites e formar uma opinião embasada. Sucesso pra nós!
Abraço!

Anônimo disse...

Belo resumo!O Fla não cairá e começara a engrenar pode anotar ai!O São PAulo é equilibrado, o Bota é medroso e o Roth é milagre de Deus!o Cruzeiro pode encomodar o tricolorAbração

Jefferson Nogueira disse...

Não creio que ter um campeão com algumas rodadas de antecedencia tire a graça do campeonato. Isso obriga cada vez mais os clubes terem que se estruturar e montar times competitivos, coisa que aos poucos vem ocorrendo. O que tira a graça é a balela de muitos que se contentam apenas com a vaga para a libertadores, se esquecendo da obrigatoriedade do titulo. Abraço!

Gerson Sicca disse...

Os pontos corridos obrigam que os clubes busquem uma maior organização e um planejamento correto. Por isso é importante.

Marcelo Sant´Ana disse...

Informação não significa conhecimento. Há tanta bobagem por aí...
Abraço

Anônimo disse...

Cara te aguardo no Debate do Bodaum!Fuii

sonacanela.blogspot.com disse...

Rapaz o São Paulo vai disparar.

Jefferson Nogueira disse...

E a cada rodada que passa, o cavalo paraguaio vai se confirmando....abraço!