domingo, 28 de outubro de 2007

Acabou.

Por mais um ano, o Campeonato Brasileiro - por pontos corridos - é definido antes do final. Após vencer o Sport na Ilha de Retiro, o São Paulo consolidou o penta campeonato brasileiro, se igualando ao Flamengo em número de conquistas. Consolidou, mesmo que ainda dependa de um ponto (um empate) nas próximas seis partidas restantes. Lembrar que na próxima rodada, o tricolor paulista enfrenta o, há muito tempo rebaixado, América de Natal, em pleno Morumbi.

Esta, certamente, é a fórmula que premia o time mais competente. Contudo, já se fala em voltar à fórmula anterior (de pontos corridos), haja visto a superioridade de poucas equipes - assim como ocorreu na F1. Acho certo. Apesar de não tão justa, a fórmula anterior era muito mais emocionante. Ademais, se mantivermos os pontos corridos, das duas, uma: 1º) Ou os clubes investem pesado para conseguir um elenco à altura; 2º) Teremos um hexa, hepta... campeão disparado! E o futebol, que tem como uma de suas fortes características a "zebra", imprevisibilidade - que é certamente o que atrai público ainda hoje aos estádios, mesmo com um time superior x inferior -, se tornará previsível, chato. Convenhamos que é mais fácil voltar ao modelo anterior, não?

O São Paulo (1º/70 pts.), que nada tem com isso, segue "papando títulos". Venceu com autoridade o Sport, na Ilha do Retiro [ Veja os gols! ]. Parada difícil vencer lá. Venceu com Rogério Ceni - que na minha opinião peca como goleiro, mas é um exímio cobrador de faltas. Incontestável. - abrindo o placar com um golaço, de falta. Um pouco depois, viria a perder um pênalti. (foto: Agência VIPCOOM)


Parabéns ao São Paulo, o incontestável Penta Campeão Brasileiro.
■■■■■■

(foto: Agência)
No Rio, sábado, um empate sem graça no Maracanã. Digno de duas equipes que apenas figuram no campeonato. O Atlético/MG (12º/44 pts.) ainda briga por uma vaga na Sul-Americana. Só. E não parece muito interessado nesta. [ Veja os gols! ]


■■■■■■

Na Vila, o Santos (2º/55 pts.) complicou ainda mais o Goiás (16º/41 pts. - forte candidato ao descenso). Meteu 3 a 0 sem dó, nem piedade e está com a vaga à Libertadores muito bem encaminhada. [ Veja os gols! ]

Ah! A vitória santista valeu também a vice-liderança à equipe de Luxemburgo.
■■■■■■

O Cruzeiro (4º/54 pts.) está fazendo de tudo para perder a última vaga (Pré-Libertadores). Empatou, dentro de casa, com o Atlético/PR (9º/46 pts.). Grêmio e Flamengo agradecem a gentileza.

[ Veja os gols! ]

■■■■■■

Jogo monótono em Caxias do Sul. Nada mais normal numa partida entre uma equipe rebaixada e outra completamente descompromissada - Há tempos. Com jogadores declarando diariamente suas saídas, mesmo com contrato em vigor etc. Uma completa anomia. - , o resultado não poderia ser outro: empate de dar sono. Não fosse o goleiro (?) Roger poderia ser diferente, porém, não menos chato. Porém, como este tem sido um problema do Botafogo (8º/46 pts.) durante esta temporada, ficou nisso mesmo.
Há de se ressaltar que o Botafogo perdeu uma temporada, muito também por causa da carência de goleiros competentes no clube. A diretoria viu solução em Roger (reserva por onde passou), envergando agora a camisa "1" de uma equipe. Dá nisso.

■■■■■■

(foto: Felipe Gabriel)
Surpreendentemente (pelo menos a mim) é a campanha pífia do Paraná Clube (18º/37 pts.). Ontem venceu o Internacional (13º/44 pts.). Ainda assim não diminuiu o drama tricolor. Mesmo se vier a vencer na próxima rodada, não sai da incomoda posição, mesmo que o Corinthians não vença. É...
O gol? Foi dele, claro! Josiel, ainda artilheiro do Brasileirão, com 19 gols. [ Veja o gol! ]
■■■■■■

Tão (ou mais) surpreendente é a campanha do Flamengo (6º/52 pts.). Com a vitória sofrida sobre o América/RN (20º/16 pts.), o rubro-negro está a apenas dois pontos da Libertadores (foto: Gilvan Souza). Quem diria? [ Veja o gol! ]

■■■■■■

Cobiçado por alguns clubes do Rio, Leandro Amaral (foto: Agência O Globo) abriu o placar, com um golaço, no empate com o Palmeiras (3º/55 pts.) em São Januário. Diante das circustâncias, o empate foi bom para o alviverde paulista, já que esteve atrás no placar por duas vezes e galga pela vice-liderança para garantir vaga à Libertadores. [ Veja os gols! ]

■■■■■■

Em jogo eletrizante, o Grêmio venceu o Naútico no Olímpico. O tricolor gaúcho sabe que não pode vacilar, porque a briga pela Libertadores está acirrada. Grêmio x Náutico tem história!

■■■■■■
(foto: Nelson Almeida)
O Corinthians (17º/41 pts.) se safou no fim, de um empate - que complicaria ainda mais a sua situação. O Corinthians apenas respira. A situação está longe de ser confortável. Não fosse o exepcional goleiro Felipe, talvez a situação não tivesse mais volta.

■■■■■■
De canhota!

Libertadores: São Paulo, Santos, Palmeiras e Grêmio.
Série-B/2008: América, Juventude, Paraná e Goiás.

2 comentário(s):

Duda Cabral disse...

Nããããoo!

Tem que continuar pontos corridos!
=D
que bom que voltou com o blog.


beeijo

Arthur Virgílio disse...

Concordo com os classificados para Libertadores. No entanto, no rebaixamento, acho que o Timão não vai se salvar.