quarta-feira, 29 de outubro de 2008

32ª rodada - análise e palpites

Quatorze equipes abrem hoje a 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Estamos a, exatamente, sete rodadas do fim e, ainda assim, os extremos da tabela continuam indefinidos. Isso é, ao contrário do ano passado, neste não há campeão antecipado, tampouco o primeiro rebaixado. Vamos a rodada.

Coritiba (8º/46 pts.) x Atlético/MG (13º/38 pts.) - Sem vencer há três jogos (a última vitória foi na 28ª rodada diante do Internacional), o Coxa, que fora goleado pelo Flamengo sábado, tenta voltar a vencer para acabar o campeonato na melhor posição possível, uma vez que a Libertadores não é mais palpável. Ainda assim, a campanha do Coritiba há de ser elogiada. Conquistou a Série B no ano passado, voltou e chegou a almejar uma das quatro vagas à Libertadores. Tem bons valores como o meia Carlinhos Paraíba e o atacante Keirrison - entre os artilheiros da competição, com 16 gols. O centenário Atlético/MG, por seu turno, ainda que remotamente, corre risco de rebaixamento. A 13ª posição lhe garantiria, hoje, a última vaga da desdenhada Sul-Americana. Portanto, qualquer ponto é bem-vindo.
Palpite: empate.

■■■■■■

Palmeiras (5º/55 pts.) x Goiás (9º/45 pts.) - Dois empates e uma derrota foram suficientes para frear as enormes pretensões do Palmeiras de Vanderlei Luxemburgo. O alviverde, hoje, sequer está entre os quatro primeiros. Ainda assim, está, tão-somente, a quatro pontos do líder Grêmio. O Goiás - que chegou a ter a melhor campanha do 2º turno da competição -, a exemplo do alviverde paulista, teve suas ambições brutamente freada. Surpreendentemente perdeu para o Vasco, em casa, por 4 a 2. Ademais, não vence desde a 27ª rodada, quando bateu o Vitória, no Serra Dourada. Não disputa mais a última vaga da Libertadores. A vitória, portanto, é muito mais importante para a equipe de Luxemburgo que, se quiser sonhar com o caneco, não pode mais tropeçar, sobretudo porque agora não depende mais só de seu desempenho. Tem quatro outros times à sua frente. Em contrapartida, deve se beneficiar do confronto direto da rodada: Cruzeiro x Grêmio. Chance única!
Palpite: Palmeiras.
■■■■■■

Internacional (7º/47 pts.) x Náutico (16º/32 pts.) - Remotíssimas chances para a equipe de Tite, também. O Colorado joga, certamente, suas últimas fichas neste último confronto. A equipe sulista tem sérios desfalques para a partida. Alex, suspenso; Nilmar, contundido e Magrão, com lesão muscular, não enfrentam o Timbu. Em contrapartida, contam com a volta do ótimo volante Guiñazu e do zagueiro Índio. O Náutico, desesperado para escapar do rebaixamento, indubitavelmente irá ao Beira Rio fechadinho, explorando os contra-ataques. Pode ser beneficiado pelo confronto direto dos desesperados: Portuguesa x Ipatinga. Pela necessidade, ouso apostar na zebra!
Palpite: Náutico.
■■■■■■

Portuguesa (17º/32 pts.) x Ipatinga (20º/28 pts.) - Confronto dos desesperados. Tem tudo para ser um pavoroso jogo. O Ipatinga, para piorar, teve seu técnico Márcio Bittencourt demitido após a derrota para o Botafogo (3 a 0), sábado. Como desgraça pouca é bobagem... o artilheiro (9 gols) e destaque do Tigre, Adeílson, sentiu uma fisgada na coxa direita e está vetado. A Lusa, por seu turno, não contará com o lateral Patrício, mas terá a volta do volante Rai, do meia Preto, do goleiro Sérgio e de Wilton Goiano. Além disso, conta com o fator campo.
Palpite: Portuguesa.
■■■■■■

Cruzeiro (3º/55 pts.) x Grêmio (1º/59 pts.) - O grande jogo da rodada, sem dúvida. O retrospecto dos times é invejável. O Imortal só saiu do G4 por 3 rodadas. O desempenho da equipe Celeste é ainda mais estarrecedor. Durante estas 32 rodadas, só esteve fora do grupo dos quatro primeiros durante uma (!) rodada. Ainda que vez ou outra tropece em casa, o Cruzeiro, neste segundo turno ocupa a 7ª posição; enquanto seu rival desta noite seria apenas o nono. Neste sprint final o fator casa não pode ser dispensado. O Grêmio, que vem de apertada vitória sobre o Sport, para se manter na liderança, tem de pontuar. Portanto, um empate não será mal visto.
Palpite: Cruzeiro.
■■■■■■

Botafogo (6º/49 pts.) x São Paulo (2º/56 pts.) - A última vitória (sobre o Ipatinga) reacendeu a chama da esperança no Botafogo. Com o resultado, o alvinegro carioca voltou a sonhar com a última vaga da Libertadores. Aliás, ainda que remotamente, se há ainda alguém que pode sonhar com uma das vagas, este é o time de Ney Franco, muito embora eu não acredite. O limite para a tão sonhada vaga termina na 6ª posição, na minha opinião. A diferença para o Flamengo, hoje, é de seis pontos. Conta com o fator campo, onde conquistou 66% dos pontos até aqui. Tropeçou muito, também. Perdeu, por exemplo, para equipes como Portuguesa, Náutico e Santos, em casa. Curiosamente, a equipe paulista nunca jogou no Estádio Olímpico João Havelange. Todavia, o que outrora parecia impossível, hoje é perfeitamente palpável. A equipe de Muricy Ramalho que, em dado momento, pensava na possibildade de sequer disputar a Libertadores, hoje sonha com o hexacampeonato nacional. É, sem dúvida, outro grande jogo da rodada.
Palpite: empate.
■■■■■■

Vitória (10º/44 pts.) x Flamengo (4º/55 pts.) - Duelo de rubro-negros no Barradão. O combalido e outrora freqüentador do G4, Vitória, enfrenta um Flamengo que, entre altos e baixos, volta a sonhar com o título. O rubro-negro baiano teve uma queda abrupta de rendimento. Chegou a ser apontado como a surpresa da competição. O Flamengo, por sua vez, oscilou bastante, mas volta com chances reais de título, sobretudo porque poderá ser beneficiado por dois confrontos diretos na mesma rodada (Botafogo x São Paulo e Cruzeiro x Grêmio). Dependendo de uma combinação de resultados, o Flamengo pode terminar a rodada na vice-liderança. Todavia, o Vitória não pode ser desrespeitado. Muito embora não almeje nada mais na competição que não a (desmerecida) Sul-Americana, sua força no Barradão é incontestável. Neste 2º turno não perdeu sob seus domínios: em seis jogos, três vitórias e três empates.
Palpite: empate.

(*) Todas as imagens extraídas do GloboEsporte.com

4 comentário(s):

Saulo disse...

Vai ser mais uma rodada eletrizante e emocionante para todos os torcedores.

Rodolfo Nunes disse...

Aceita parceria?

Zêro Blue disse...

Foi um duelo de gigantes com a vitória celeste pra nossa felicidade e de goleada.

Um grande jogo sem dúvidas que renova o ânimo da Nação Azul na busca do Tri.

Abração Diego ...

Abraços e...

Saudações Celestes

SITE/BLOG.....CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS
Sou Cruzeirense - Site
Sou Cruzeirense – Blog
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE

Jogo Aberto disse...

flamengo deu muito mole.