sábado, 8 de novembro de 2008

34ª rodada - análise e palpites

Neste sábado três confrontos abrem a 34ª rodada do Brasileirão, isso é: agora restam, apenas, quatro jogos para conhecermos o campeão; aqueles que garantem vaga na Libertadores; os que irão para a Sul-Americana e os rebaixados do Brasileirão mais equilibrado - ainda que, nitidamente cada vez mais nivelado por baixo -, da era dos pontos corridos.


Figueirense (18º/35 pts.) x Atlético/PR (17º/35 pts.) - No Orlando Scarpelli, a briga contra a degola é o que move as equipes a pontuar. Consideremos, pois, esse (mais) um clássico dos desesperados. É, sobretudo, um confronto diretíssimo. Ambas as equipes têm 35 pontos e hoje estariam igualmente rebaixadas. Aliás, se tivéssemos, por exemplo, sete equipes caindo este ano; cairiam tranqüilamente por (de)méritos totais e inquestionáveis.

O confronto é marcado também por terríveis números. Na prática, a segunda pior defesa (Figueirense) contra o pior ataque (Atlético/PR). Não entendo como o Furacão passa por essa pindaíba ofensiva, tendo em vista que tem como protagonista deste Rafael Moura (He-Man). Curioso...

Figueirense: Wilson, Bruno Perone, Alex, Asprilla, Diogo, Gomes, Jackson, Cleiton Xavier, Marquinho, Ramon e Tadeu.

Atlético/PR: Galatto, Antônio Carlos, Chico, Rhodolfo, Zé Antônio, Valencia, Alan Bahia, Ferreira, Netinho, Júlio César e Rafael Moura

Palpite: Figueirense.

■■■■■■

Vasco (19º/34 pts.) x Santos (13º/40 pts.) - Em São Januário, jogo tenso também. Jogam a favor do Vasco: o caldeirão, novamente abarrotado - os 23.000 ingressos postos à venda foram vendidos, as voltas de Leandro Amaral e Edmundo (começará no banco). Ademais, o Santos não costuma ser um visitante indigesto - duas vitórias (Internacional e Botafogo) fora, apenas -, mas para o atual Vasco, joguemos limpo!, todo sopro é ventania. Aliás, os fatores que jogam contra não precisamos nem elucidar, não?

O alvinegro praiano, outrora ameaçadíssimo de rebaixamento, está, por ora, na zona dos acomodados -ou praticamente de férias. Essa, pra mim, é a pior zona. Ficar na parte intermediária da tabela é a pior coisa que tem. Não existe emoção, suspense... nada. Você não disputa nada. Ah! não, claro. A Sul-Americana. Ser o 5º ou 13º dá, absolutamente, no mesmo! - salvo, claro, quando a quinta posição garante a repescagem para a Libertadores. Todavia, há - mesmo que remotamente - chance de rebaixamento. Portanto, é imprescindível que se pontue e, sobretudo, que se tire pontos daqueles que compõe deplorável zona.

Vasco: Rafael, Eduardo Luiz, Jorge Luiz, Odvan; Wágner Diniz, Jonílson, Mateus, Mádson, Rodrigo Antônio, Leandro Amaral e Alex Teixeira.
Técnico: Renato Gaúcho.


Santos: Fábio Costa, Wendel, Domingos, Fabiano Eller; Kléber, Adriano, Rodrigo Souto, Bida, Molina, Cuevas e Kléber Pereira.
Técnico: Márcio Fernandes.

Palpite: empate.

■■■■■■

Portuguesa (16º/36 pts.) x São Paulo (1º/62 pts.) - Engana-se quem pensa que aqui o bicho é certo. Antes de tudo, trata-se de um clássico regional. Além disso o São Paulo, muito embora seja o novo líder da competição e atual bicampeão desta, não empolga. Joga o suficiente para ser líder do Campeonato Brasileiro de 2008. Sem ironia. Ademais, sob seus domínios é forte. Vale lembrar: na "longínqua" 30º rodada, a Portuguesa venceu (2 a 0) o então líder Grêmio - agora já 3º -, no Canindé. A Lusa, também, está invicto há seis partidas. É o jogo de mais difícil prognóstico, na minha opinião. Mas aqui é preto no branco. Não há "em cima do muro". A conferir.

Portuguesa: Gottardi, Halisson, Bruno Rodrigo, Erick, Wilton Goiano, Rai, Preto, Fellype Gabriel, Athirson, Jonas e Edno.
Técnico: Estevam Soares.

São Paulo: Rogério Ceni, André Dias, Miranda, Rodrigo; Joílson, Zé Luís, Jean, Hernanes, Jorge Wágner, Dagoberto e Borges.
Técnico: Muricy Ramalho.

(*) Imagens (salvo a do He-Man) extraídas do portal esportivo GloboEsporte.com

3 comentário(s):

Jogo Aberto disse...

é o novo campeão o são paulo

Impasse Livre disse...

O Vasco não será rebaixado , o título está sendo arrumado pro SP, e a libertadores pro Flamengo...ridiculo esse campeonato de procissão corrida Mata mata de volta já!

JOÃO PAULO CASTILHO disse...

Sei de uma coisa: O Figueira não cai e o Vasco vai fazer companhia ao Bahia na Segunda.

riverbrasil.blogspot.com