sábado, 7 de fevereiro de 2009

O Campeonato Carioca faz bem ao ego

Este ano, mais do que nunca, foi (e ainda é) possível ver o quanto os Estaduais Brasil afora são combatidos e contestados - através de jornalistas, principalmente.

Em contrapartida, aqueles que participam do "espetáculo" fazem questão de ressaltar que os estaduais são importantíssimos por diversos fatores, tais como a rivalidade, etc. Têm certa razão.
No entanto, o ponto que quero tocar - vale ressaltar: relativo tão-somente ao campeonato carioca, uma vez que é o que acompanho de perto e me sinto embasado para falar - é outro. Afirmo: o campeonato carioca faz bem ao ego. Explico: uma vez extintos os estaduais, de que se vangloriariam os times cariocas?, e mais!, o que seria dos quatro grandes ao constatar sua inferioridade - para não dizer, em alguns casos, mediocridade - já no início da temporada?


Certamente há quem discorde - talvez de forma veemente - de mim. Mas não creio estar sendo radical. É apenas uma constatação do baixíssimo - e cada vez mais baixo - nível técnico da competição. Nível este que é esperado, por razões óbvias, que os pequenos (ou clubes de menor investimento - para ser politicamente correto) apresentem. Agora os grandes?

OBS - Penso em escrever este post antes mesmo das derrotas, de virada!, do Fluminense para o Duque de Caxias (!) e do Botafogo para o Volta Redonda.

■■■■■■

Estou de volta! Só não sei até quando. Recomeço a faculdade dentro de uma semana e este período é o de estágios. Desejem-me sorte! Vou precisar.

5 comentário(s):

Impasse Livre disse...

O carioca é um campeonato charmoso e bom tecnicamente tb. e essencialmente os estaduais têm que cumprir um papel social relevante; movimentar os pequenos clubes e cidades tb... dar chances a todos. O esporte tem que sr o meio de cidadania e nada melhor que grandes campeonatos no auxilio a isso.

Iro. disse...

Sinceramente, gosto dos estaduais.
Qualquer competição que os grandes participem haverá rivalidade, provocação e até motivação.
São ótimos laboratórios para libertadores, copas do brasil e brasileirões.
Quando a bola rola, felizmente, esquecemos de quase tudo.

Gerson Sicca disse...

diego, tb sou a favor da manutenção dos estaduais. e o do rio tem o seu valor, assim como o nosso gauchão.
abraço

Bruno Muniz disse...

E ai cara,
Ta sumido hein,estive sumido do blog, mas estou de volta e te indiquei para receber um selo.
Entra lá e confira....
Abraço

Anônimo disse...

Voltou em grande estilo, hein? Postando suas opiniões...

Ótima maneira de voltar a ativa.

P.S.: Só não deixe de atualizar o blog porque algumas pessoas se informam sobre os campeonatos através do mesmo.

Um beijo!