sexta-feira, 27 de julho de 2007

Responsabilidade objetiva.

Isto foi o que definiu o julgamento de Dodô (foto: Lancepress), terça-feira. Aos que não acompanharam o caso, resumo o termo através de um simples exemplo. Por tudo que tenho lido sobre o caso (e, definitivamente, não é pouco), inclusive de advogados, "responsabilidade objetiva", no português claro e resumidamente, nada mais é que: você é responsável pelo que toma. Diante dessa rasteira explicação, proponho os leitores a seguinte situação: Imaginemos que você vai, SOZINHO - à procura de alguém, claro -, à uma danceteria ou boate, como preferirem. Depois de algumas doses você, naturalmente, sente vontade de ir ao banheiro. Na condição de isolado no local, você deixa seu copo em cima da mesa. Nesse meio tempo que vai ao banheiro, alguém vai lá e contamina sua bebida. Ingenuamente, você volta e claro, bebe o resto de sua bebida. Nesse caso, se você fosse um atleta e tivesse que ser submetido à um exame anti-doping, seria condenado também. Afinal, a culpa é SUA de não ter levado a bebida ao banheiro. Claro que o exemplo é banal; mas é apenas para que entendam, de uma forma mais clara.

Resumo rápido do caso
- Dodô foi indiciado por ter sido pego no exame anti-doping, que acusou a substância femproprorex. Após a certeza de inocência do atleta, o Botafogo de Futebol e Regatas - esse é o único e verdadeiro nome do clube, viu, sr. auditor? - mandou as cápsulas de cafeínas para que fossem analisadas à risca, e o resultado acusou a contaminação destas.

Terça-feira, Dodô foi suspenso, por UNANIMIDADE, ainda que um dos auditores - Wladimir Cassini - para justificar seu voto - reconhecesse a condição de inocente do atleta. Contudo, alegou que votaria na suspensão para que Dodô servisse de exemplo para os jovens. Francamente...

O Botafogo deve e vai recorrer à decisão.


■■■■■■

É verdade que o Botafogo nunca foi o 'queridinho' da mídia nacional e está longe disso (sei lá eu por quê), mas esse pessoal não sabe nem disfarçar, né? Foi o Carioca, a Copa do Brasil, Dodô, ÚNICO clube a NÃO conseguir liminar para jogar com sua torcida...



■■■■■■

Enquanto isso, pelo Campeonato Brasileiro...


O Botafogo venceu mais uma e manteve livre, leve e solto na liderança. Jogando em função de André Lima (foto: Paulo Sérgio/LANCENET), o alvinegro carioca bateu o Juventude, no vazio estádio do América, em Édson Passos. [
Confira! ]
Apesar do alvinegro incomodar a muitos que tentam impedir sua glória, está mais do que provado - como acredito - de que o forte dessa equipe é o conjunto e não apenas uma peça. A propósito, André Lima fez mais dois e agora tem 8 gols, a frente de Dodô, atrás apenas de Josiel do Paraná, com 12.

Logo atrás do líder Botafogo, vem o São Paulo - bateu o Sport, de virada por 2 a 1 - de Rogério Ceni (foto: GloboEsporte.com), que voltou a marcar de falta. [ Confira! ] Na minha humilde opinião, R. Ceni como goleiro, é um bom cobrador de faltas.


■ O Grêmio de Mano Menezes, até pouco tempo, quase não lembrado, foi chegando, chegando... e já é o 3º colocado.


■ O Fluminense não conseguiu manter a regularidade - o que é fundamental numa competição disputada por pontos corridos - e foi goleado pelo Atlético/MG (de técnico novo: Émeson Leão, que não dirigiu a equipe hoje), por 3 a 0 [ Confira! ] . Pode custar caro!






O Vasco... Ah, o Vasco. Conseguiu o improvável. Após abrir uma vantagem considerável de 2 a 0, no primeiro tempo, permitiu que o Palmeiras, no segundo tempo, com um jogador a menos, virasse a partida. Final: 3 a 2. Ah, o futebol...




■ O Flamengo, depois de muito tempo, voltou a vencer e Obina (foto: Agênica/Lance), após muito tempo também, voltou a marcar. O Flamengo passou fácil pelo América de Natal. Desculpe a sinceridade, mas bateu em cego, hein? Ainda não há motivo para euforia.




■ O Internacional passou pelo Paraná Clube (crédito: Jefferson Bernardes/VIPCOMM), com um belo gol do promissor Alexandre Pato. Com a vitória, o Inter respira fundo e sobe muito! O Paraná, apesar da derrota, se mantém entre os cinco primeiros colocados.



■ O Corinthians apenas empatou com o Figueirense. Resultado ruim para os dois. Um pouco menos para o Corinthians, que saiu da zona (deixando sua 'vaga' para o Juventude).




O Goiás venceu o Santos por 1 a 0 e parou a subida alvinegra. Bom para o Goiás, que se mantém na parte superior da tabela.


■ O Atlético/PR empatou com o Cruzeiro. Empate ruim para ambos.




■■■■■■

Sob o comando de Marta, a seleção brasileira goleou a equipe americana e ficou com mais um ouro. Jogaram um futebol bonito, vistoso, diante de uma Maracanã cheio - de mulheres também! Eu mesmo confesso que olhava com preconceito o futebol feminino, mas diante da qualidade que essas meninas apresentam, tenho que reconhecer. Elas têm, de fato, que ser vistas com mais carinho pelos patrocinadores e entidades responsáveis.


■■■■■■

Com o resultado de hoje no Pan, o Brasil já ocupa o 2º lugar no quadro geral de medalhas. Estou quase acertando essa também, hein? A propósito, a mega sena acumulou? ...


■■■■■■

Depois da cerimônia de entrega de medalhas, foi executado o hino nacional, regido dessa vez pelos milhares de torcedores ali presentes e só! Não é muito mais bonito, arrepiante? Confesso que contive as inevitáveis lágrimas.

9 comentário(s):

Unknown disse...

Sobre o Botafogo e o Dodo, nada mais a acrescentar, tudo jah foi dito nesta coluna

Anônimo disse...

parabens pela imparcialidade !

Anônimo disse...

Muito bom o blog. Cheguei aqui por indicações, parabéns!

Anônimo disse...

O Botafogo SEMPRE foi prejudicado pelas arbitragens, e no tapet�o, n�o � diferente.

Para o Botafogo conseguir ganhar qualquer coisa, n�o basta ter um bom time, deve haver sofrimento e muito suor.

Preparem-se, pois o Botafogo vai ter que sofrer e suar para ganhar este t�tulo brasileiro, como sempre.
Os botafoguenses sabem que isto que eu escrevi � verdade.

OBS. Preparem-se para mais coisas do tipo: Impedimentos mal marcados, faltas inexistentes, chuva de cart�es amarelos para os jogadores do botafogo, perca de mando de campo, etc.

Tauan Ambrosio disse...

bom blog amigo tb sou torcedor do fogao e tenho meu blog qualker coisa visita la abraço!

Anônimo disse...

3º Lugar... triste...esses.... cubanossssss!

Manero manero minininhu!

Anônimo disse...

Hola.
usted periodicos de brazil y brasileños, tien la idiotice de chamar nosotros de hermanos.
No somos sus hermanos.
la verdad somos muy diferentes de usted.
somos superior a brasileños.

acá nostros no tiemos la idiotice de chamar usted de hermanos.

perdón la sinceridad y portuñol.
En relación la copa america, fue mucha suorte de usted brazucas.
la verdad fue MACUMBA de brasileños que no tien capacidad de ganhar en campo y apelan para un outro mundo.

Esteban Crustille
cordoba

Anônimo disse...

Como sempre, o Fogão dando show no campeonato brasileiro. Mesmo com as adversidades (vindas da mídia, principalmente), o botafogo se mantêm jogando bonito e mostrando para todos que querem impedir o título, que o fogão não é feito só de Dodô ;]

Parabéns também às meninas do Brasil ;D Jogam fácil!

Valeu, Diego!

Anônimo disse...

Costumo comentar o assunto que esta embaixo e depois oq ue está em cima...

A cerimonia de encerramento do PAN tava vazia, hein? achei super nada a ver aquelas fnkeiras vulgares dançando ali..nada a ver! e a fernanda abreu cantava funk e do naa emendou numas marchinhas de carnaval NADA A VER, pensei que a cerimonia foss ser no estilo da abertura so que mais bonita ainda..me decepcionei.
Sobre o nosso GLORIOSO BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS, tenho FÉ de que o Dodô consiga reduzir a pena pra 60 dias...enquanto ele não vem o AL vem substituindo á altura ;D
E o Flamengo está totalmente sem motivo pra euforia, né? Por favor...campanha HORRÍVEL, me surpreendi até com o jogod e hoje, 2 x 0 e conseguiu empatar! E o Roger ate animou o time...


beijo idolo;*