domingo, 20 de janeiro de 2008

Recomeço previsível.

O ano finalmente recomeçou e com ele, o futebol em seus campeonatos regionais. Aliás, como faz falta assistir a um jogo, não? Que saudade...

Os estaduais começaram de forma, até certo ponto, previsível.

Campeonato Carioca

Fluminense 2 a 0 Cardoso Moreira - Diante de toda a expectativa acerca do elenco tricolor, o tricolor não chegou a encantar, mas venceu - como era esperado - o estreante Cardoso Moreira. Início de temporada, é normal essa certa dificuldade em fazer um resultado mais dilatado. Até porque, como é sabido por todos, os times de menor expressão já estão treinando há meses e superam os grandes, pelo menos, no aspecto físico. Mas vencer - ainda mais jogando em casa - penso ser obrigação das equipes grandes o estado, ainda mais com o novo regulamento que os grandes joguem SEMPRE em casa, o que acho lamentável, pois priva os clubes de menor investimento do apoio - mesmo que não muito significativo - de sua torcida e os habitantes destas regiões de irem ao estádio ver uma partida de mais qualidade técnica, entre outras coisas.

Vale lembrar que uma das grandes contratações do Fluminense para essa temporada, o atacante Dodô, não pôde jogar, já que cumpre suspensão por ter sido expulso na última partida do último Carioca, quando ainda atuava pelo Botafogo. Inegavelmente, o Fluminense fez boas contratações. Bons nomes. A grande dificuldade de Renato Gaúcho, ao que me parece, será conter a briga de 'egos', pois não acredito que o time será formado como a torcida quer... Ou não.
■■■■■■

Botafogo 2 a 0 Resende - Ainda no sábado, o Botafogo também passou pelo seu adversário, no Engenhão. Exatamente como aconteceu com o Fluminense, o alvinegro só abriu o placar na segunda etapa. A diferença é que a vitória se deu pelos pés de dois estreantes da equipe nesse ano: Zé Carlos e Wellington Paulista. O Botafogo não foi brilhante. Teve lampejos durante a partida.
Castillo, uma das grandes esperanças da torcida, continua sendo um mero espectador durante as três partidas (Stabaek, Viking (NOR) e Resende) da equipe no ano. Trabalhou apenas em bolas alçadas na área. Mostrou segurança e boa saída.

Esse 'novo' Botafogo certamente não tem aquela qualidade que encantou o país em 2007. Qualidade essa que devia-se, principalmente, a dois jogadores: o meia Zé Roberto e Dodô. Estes eram os dois diferenciados daquele time. O Botafogo de 2007 tinha vocação ofensiva, com zagueiros com alguma qualidade pra sair jogando, um ala direito (Joílson) que às vezes jogava de lateral, mas quando o fazia, não defendia com a qualidade que atacava. Um volante que caía pela direita quando necessário e apoiava com certa frequência (Túlio); dois meias (Lúcio Flávio e Zé Roberto) que apoiavam e pouco marcavam; e na frente Dodô, que vez ou outra dava-se o trabalho de ao menos acompanhar um lateral ou zagueiro. Por conta desta vocação, a equipe fez muitos gols na temporada, mas sofreu muitos também. O 'novo' Botafogo faz muitas apostas e parece ser muito mais equilibrado: um goleiro de nome e que vem de fora - por conta disso, sem estar tanto por dentro do drama que assombrou o gol alvinegro anteriormente -, uma defesa mais sólida e de maior estatura e nas laterais jogadores de qualidade para suprir uma das carências da temporada passada. Como costumo dizer... A conferir.

■■■■■■

Flamengo 2 a 0 Boavista - O Flamengo teve muita dificuldade de chegar ao gol do Boavista na primeira etapa e, por pouco, não saiu perdendo. As melhores chances da etapa foram do Boavista. Curiosamente, também no segundo tempo - a exemplo de Fluminense e Botafogo a equipe - a equipe se encontrou e fez o placar (também por 2 a 0), com Souza e Fábio Luciano.

Nota triste: O afundamento facial sofrido por Renato Augusto, depois de uma dividida no alto. O médico do Flamengo, José Luiz Runco, confirmou a possibilidade do atleta ser submetido a cirurgia.

Após o choque, R. Augusto foi prontamente substituído e deu lugar a Marcinho. O meia mudou a partida e em seu primeiro lance fez bela jogada e deu o passe açúcarado para Souza abrir o placar. Belíssima contratação do Flamengo! Marcinho tem qualidade no passe e categoria para abrir espaços. É questão de tempo para se tornar o titular da equipe. Diego Tardelli parece ter sido outra boa contratação. Porém, acho que deve ser acompanhado de perto, pois, se fazia a farra em São Paulo, que dirá no Rio?

O zagueiro Rodrigo - por tudo que leio sobre - é outro que creio que vá ser titular, tomando a vaga de Ronaldo Angelim. Os demais reforços terei que analisar jogando.

■■■■■■

Vasco 1 x 2 Madureira - O Vasco, de fato, - como muito se ouviu/leu - é o time mais fraco entre os quatro grandes do Rio. E seria o que encontraria mais dificuldade na estréia, por enfrentar uma equipe de mais tradição e que tem feito boas campanhas nos últimos estaduais. Previsível. Contudo, a dificuldade foi até maior. Além de não vencer, perdeu para o Madureira, em São Januário. Ao contrário dos grandes do Rio, o Vasco não fez boas contratações. Tem como, talvez, sua maior contratação o goleiro-artilheiro Tiago (ex-Portuguesa), que fez 13 gols em 2007, três gols a mais que Rogério Ceni.
Repatriou o esquecido e 'experiente' (até demais) Beto, o desconhecido nigeriano Abubakar - que fazia parte do time B do Internacional e foi dispensado -, o volante Jonílson (ex-Botafogo, Cruzeiro) etc.

O grande nome da equipe cruzmaltina é Morais. O que acontece de produtivo no Vasco, sai ou passa pelos pés do meia.

E mais: O Vasco apresenta amanhã, o atacante Edmundo. Este, sem dúvida, é mais jogador que Abubakar, por exemplo; porém, não consegue mais disputar uma temporada inteira. Escolhe os jogos pra jogar - dito por ele, Edmundo, enquanto ainda no Palmeiras. Será esse o perfil ideal para o Vasco? Certamente, não. Apesar de toda identificação do atleta com o clube.

■■■■■■

Campeonato Paulista

Santos 0 x 0 Palmeiras - Confesso que não pude acompanhar o clássico paulista, mas pelo que vi, não perdi nada. Antes da partida, muito se falava entre o desafeto de Luxemburgo e Leão. O jogo parece ter sido tão sofrível, que mesmo após o clássico, as manchetes davam destaque para os treinadores. Triste.

Noves fora, o Santos só somou um ponto em duas rodadas de Paulistão. O Palmeiras, tem quatro, dois pontos atrás do líder Marília.

■■■■■■

São Caetano 3 a 1 Corinthians - Previsível também seria a dificuldade que o novo Corinthians iria encontrar diante do São Caetano (vice-campeão Paulista em 2007). O Corinthians ainda está em formação. O São Caetano, pronto.

Douglas foi o nome da partida e comandou com maestria a equipe do ABC paulista à vitória. Dizem que o Corinthians tem interesse no atleta, mas o azulão, segundo Douglas, não o negocia para o Brasil.
O Corinthians, por enquanto, fez contratações modestas e alguns desconhecidos. Para a Série B, pode dar certo. Nesta, o espírito é outro.

■■■■■■

São Paulo 1 a 0 Rio Claro - O São Paulo, 'pra variar', venceu. Um gol pra lá de sofrido, mas foi. O que não era tão previsível é que Adriano fosse fazer gol já na estréia. E logo dois! O primeiro, bem ao seu estilo. Aquele canhão. Quase não deu pra acompanhar a trajetória da bola. O segundo, contou com a colaboração do goleiro.

O São Paulo manteu a boa base e se reforçou em alguns setores. Tem tudo para passar mais um ano papando títulos.

■■■■■■

Se apresenta nesta segunda-feira, ao Botafogo, o jovem zagueiro Eduardo, de 19 anos. É mais uma grande aposta do clube. O zagueiro despertou interesse também em clubes como o Cruzeiro.
Na Bahia, é muito bem falado. Alguns dizem que é nível de seleção. A única certeza que tenho é que Eduardo será titular no time de Cuca. Ele tem os requisitos que o técnico gosta: alto e sabe sair jogando muito bem (segundo Eduardo, ele começou como meia, depois, foi puxado para atuar de volante e hoje é zagueiro). Aposto em um trio formado por: André Luís, Ferrero e Eduardo.


Quem quiser conferir 9m40s do novo reforço do Botafogo:
http://br.youtube.com/watch?v=P3dq5KU_XXo

6 comentário(s):

Zêro Blue disse...

O SPFC realmente ainda vai manter sua dinastia no Futebol Brasileiro por algum tempo...

Abração Diego

Saudações Celestes
SITE/BLOG.....CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS
Sou Cruzeirense-Site
Sou Cruzeirense-Blog
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE

Anônimo disse...

Ô meu lindinho,

Atualizou ! Tava na hora, hein?!
Enfim, agora posso ficar mais sabidinha dos fatos.
(até porque, por enquanto, só me interessa o Botafogo).

Bjos !

Filipe Araújo disse...

campeonato carioca, para mim, o mais desnivelado do país. há uma distância espetacular entre os grandes e os pequenos.

abrazo!!

http://gambetas.blogspot.com

Anônimo disse...

Quero te convidar par a um projeto que ainda está em fase de implantação, é o Botecofutebol.com.br, afinal, um bom Boteco é o melhor lugar pra discutir futebol...
Um Blog onde as principais torcidas de futebol terão seu espaço para colocar seus textos, falar sério, tirar sarro nos adversários discutir a seleção, etc.
E você poderá divulgar seu blog, e atrair mais visitantes. Aguardo até o dia 15/02 para fechar os editores, se interessar, responda esse e-mail, informando, Nome, E-mail do editor, Blog (se tiver) estado e time que torce...
Vamos criar uma comunidade que será referência no futebol brasileiro...

Jefferson Nogueira disse...

Concordo com o filipe sobre o campeonato carioca.Mas o paulista, apesar de disputado, é nivelado bem por baixo.

Anônimo disse...

Ainda que os campeonatos já estão em andamento, faz muita falta assistir um bom futebol..

Chegando agoras as semi-finais do Carioca, clássicos para animar os finais de semana!