sábado, 5 de julho de 2008

Grato, o líder.

SÁB., 05/07/08

Sport 1x0 Cruzeiro
- Em jogo parelho, a surpresa ficou pelo autor do gol. Não pelo jogador em si, mas por ter sido, finalmente, dado como contra. Sinceramente, não tinha mais a esperança de neste país ainda existir o gol contra. Independente da situação, o gol, quando contra, costuma ser dado a quem chutou, quem estava mais próximo, quem correr primeiro pra comemorar etc. Fico lisonjeado pelo retorno do gol contra às sumulas.

O jogo me pareceu igual. Lá e cá. O Cruzeiro (2º/17 pts.) teve uma bola no travessão com Wágner, ainda no primeiro tempo. Contudo, as chances mais claras de gol foram do Sport (11º/11 pts.), premiado com o gol contra de Marquinhos Paraná em falta batida por Fumagalli que, malandramente, após a bola adentrar a meta, correu para comemorar numa tentativa clara de ludibriar o árbitro. Felizmente não colou. O gol foi contra! Bem-vindo de volta ao cenário nacional, gol contra!
Com a derrota, o Cruzeiro vê a liderança um pouco mais distante. Já o Sport, respira.

■■■■■■

(foto: Ivo Gonzalez / O Globo)
Flamengo 3 x 0 Náutico - Com direito a olé, o Flamengo (1º/22 pts.) passeou no Maracanã diante do Náutico (6º/14 pts.) e abriu boa vantagem sobre o segundo colocado - cinco pontos. É prematuro afirmar qualquer coisa, mas tendo em vista a qualidade do elenco (não somente time) rubro-negro, com algumas boas peças de reposição, tende-se a esperar que termine, no mínimo, bem colocado ao fim do Brasileirão. Se terá fôlego pra suportar a ponta até o fim? Não sei. Certamente, chegar ao topo não é tão difícil quanto se manter lá. Sem mais delongas. Aguardemos, portanto.
Neste domingo, como mero espectador, o Flamengo assistiu a uma rodada que lhe foi completamente favorável.

■■■■■■

Atlético/PR 1x0 Santos - Em partida, por vezes, monótona, o Atlético/PR (8º/12 pts.) venceu o Santos (18º/6 pts.) de Cuca por vantagem mínima, com mais um gol de Alan Bahia - marcou no clássico contra o Coritiba, lembram? -, de cabeça. Em dado momento do primeiro tempo, o alvinegro praiano gostou da partida e encurralou o rubro-negro. Kléber Santana voltou a aparecer, mas era parado por Gallato - nome do jogo! - com defesas de puro reflexo e elasticidade. Desde que assumiu o Santos, Cuca não soube o que é vencer. São três derrotas (Vitória, Goías e Atlético/PR) e dois empates (Portuguesa e Fluminense). O treinador, no entanto, a exemplo de Renato Gaúcho, garante que o alvinegro vai brigar por vaga na Libertadores. Menos, Stival.

■■■■■■

DOM., 06/07/08


(foto: Agência / Lancepress)
Atlético/MG 1x1 Palmeiras - Ainda que muito desfalcado (Valdívia, Kléber, Gustavo, Deivid, Élder Granja e Leandro), o Palmeiras (5º/17 pts.) conseguiu suportar a pressão imposta pelo Atlético/MG (15º/11 pts.) e arrancou um ponto, no Mineirão. Aos 11, o Atlético/MG abriu o placar com Eduardo, de cabeça. Aos 33, pênalti a favor do Galo. Mesmo com a execrável paradinha (!), Renan desperdiçou a cobrança. Ou melhor, Marcos defendeu. Melhor ainda: um pouco de cada. Eduardo bateu fraco, mas Marcos estava lá. O empate saiu com um golaço de falta de Diego Souza, já aos 36, salvando a tarde. Se vencesse, o Palmeiras seria o vice-líder do Campeonato. Com o empate, porém, o alviverde perde uma posição e sai do G4. O Atlético/MG, por sua vez, se aproxima da zona de rebaixamento, em pleno ano de seu centenário.

■■■■■■

Figueirense 2x1 Vasco - Em Santa Catarina, virada espetacular do Figueirense (10º/12 pts.) de PC Gusmão sobre o Vasco (11º/11 pts.), de Antônio Lopes. A vitória cruzmaltina ia se encaminhando até os 31 minutos da segunda etapa. O gol vascaíno foi marcado por Rodrigo Antônio, após bate-rebate na área. Porém, aos 32 deu-se o empate, com um golaço de Cleiton Xavier (que havia perdido uma penalidade a etapa inicial). Aos 41 novamente Cleiton Xavier, outrora vilão, de cabeça para fechar o placar. O futebol tem muito disso. Cleiton X. agradece. A situação do Vasco é preocupante. Não pela atual colocação, mas sim pelo futebol (?) apresentado.

■■■■■■

(foto: Agência / Lancepress)
São Paulo 1x1 Ipatinga - Em jogo de opostos, pior para o Ipatinga. A equipe mineira, dada como uma das favoritas ao descenso, não intimidou-se com o atual bicampeão brasileiro e por pouco não venceu, em pleno Morumbi. O São Paulo, atuando com nítida displicência, limitou-se a defender. O vice-lantena da competição chegava com muito perigo e alguma facilidade com Adeílson, principalmente. Este, aliás, o nome do jogo. Do outro lado, Rogério Ceni e a trave foram fundamentais para que a tragédia não fosse maior. A zebra está à solta!

■■■■■■

Botafogo 2x0 Grêmio - Jogando à maneira de Geninho, o Botafogo (13º/11pts.) venceu com facilidade o Grêmio (3º/17 pts.) e garantiu a permanência de seu técnico. Desde que chegou à equipe alvinegra, Geninho frisou seu estilo de jogo, com o apoio constante de seus laterais, volantes revezando no apoio etc. Foi justamente o que se viu esta noite. Bem postado em campo, como há muito não se via, o Botafogo não demorou a abrir o placar, com gol esquisito (e na verdade contra, de Rafael Carioca) de Túlio, aos 15. O Grêmio sentiu, explicitamente, a falta que era esperada de seu maestro Roger. A equipe gaúcha abusava de erros de passes, tirando do sério Celso Roth. Em dado momento da primeira etapa, o Grêmio não conseguia sequer passar da linha intermediária do campo. Na minha análise sobre a rodada anterior, afirmava que a boa condição do tricolor gaúcho passaria obrigatoriamente pela canhota de Roger. Com sua súbita saída, o Grêmio tende, naturalmente, a cair na tabela. Ainda que esteja acertado com Tcheco, que só poderá atuar a partir do mês que vem, e bem encaminhado com Souza (ex-São Paulo). Indiscutivelmente bons valores. No entanto, não fazem tão bem quanto Roger a função de armador - na acepção da palavra. Ainda sobre o jogo de hoje... o segundo gol foi de Zé Carlos, no contra pé do bom goleiro Vitor.

■■■■■■

(foto: Agência / VIPCOOM)
Internacional 3x0 Coritiba - Com três gols - dentre os quais, dois golaços! - de Alex, o Internacional (11º/11 pts.) goleou o Coritiba (16º/10 pts.) e subiu três posições. Vitória incontestável! Queda abrupta do Coxa. Com a derrota, perdeu seis posições. Eu, hein...

Vale ressaltar: Alex inaugurou em 06/07/08 nova zombaria ao cobrar a penalidade. O que até ontem era apenas paradinha, hoje foi paradona. Confiram! Daqui a pouco vão sugerir que se retire o goleiro, assim que marcada a penalidade. Mais justo.

■■■■■■

Portuguesa 1x2 Vitória - O gol-relâmpago (feito aos nove segundos), bem como a vitória, até certo ponto fácil, do Vitória (4º/17 pts.) surpreenderam. A mim e aos lusitanos, imagino. Dinei, aos nove, recebeu livre e abriu o placar para a equipe baiana. Logo aos 15, o veterano Ramon dilatou o placar, após receber bela infiltração de Marquinhos. Só aos 29 da etapa final a Lusa empatou, com Vaguinho. Surpreendente também é a posição do Vitória. Com mais três pontos, o rubro-negro chega ao G4. A Portuguesa (9º/12 pts.) perde uma posição.

■■■■■■

(foto: Lancepress)
Goiás 1x0 Fluminense - O que seria brincadeira para Renato Gaúcho, só tem graça àqueles que são seus adversários, principalmente aos rivais cariocas. Hoje, no Serra Dourada, com gol de Iarley; o Goiás (17º/9 pts.) soma sua segunda vitória no campeonato e se vê a apenas um ponto de sair da zona da degola. O Fluminense (20º/3 pts.), ainda abatido, continua na lanterna da competição, sem nenhuma vitória. Humildade, Portaluppi.

4 comentário(s):

Vinicius Grissi disse...

Rodada realmente ótima para o Flamengo. Líder com justiça. É um time que erra pouco e faz sua parte, independente dos rivais.

Motivos de sobra para preocupar, porém, tem Santos e Fluminense, que vão de mal a pior.

Zêro Blue disse...

Foi duro ter tido o gosto de ver 3 pontos desperdicados, dava pro Cruzeiro ter vencido o Sport, enfim deu sorte de nao ficar pra tras e ainda galgou uma posicao com a derrota do Gremio.


Vejo que deu certo o tradutor....

Saudações Celestes
SITE/BLOG.....CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS
Sou Cruzeirense - Site
Sou Cruzeirense - BLog
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE

Anônimo disse...

O São Paulo não podia perder tanto ponto em casa, eu acho que tem que virar o 1º turno em primeiro para ser campeão, assim como foram todos os anos.......

PS. Seu link já voltou para nossa lista.

Filipe Araújo disse...

Grande Diego!
O blog havia ficado um tempo sem atualizar e acabei tirando o link. Está de volta agora? Link também de volta no Gambetas!

Abrazo!

http://gambetas.blogspot.com