quinta-feira, 10 de julho de 2008

Um líder acéfalo

Vitória 5x2 Botafogo - Tragédia anunciada. No Barradão, contra uma equipe jovem e rápida, Geninho promoveu a volta de André Luís - voltando de considerável suspensão - e Ferrero, que havia sido suspenso. Errou. André Luís, naturalmente pesado e lento, era de se imaginar que depois de tanto tempo sem atuar pela equipe, estivesse fora de ritmo. E estava, nitidamente. Ainda assim, foi escalado. O argentino Ferrero, sabidamente, lento também. O alvinegro carioca foi a campo com três zagueiros. Mas parecia não ter nenhum. O resultado não poderia ser outro. Ferrero cometeu duas penalidades infantis, convertidas pelo experiente Ramon, que fez três. Os outros gols foram marcados por Marcelo Cordeiro, duas vezes. O time baiano, regido por Ramon, dita um ritmo alucinante às partidas, principalmente com o franzino Marquinhos e Willians. O Vitória (2º/20 pts.) envolveu completamente o Botafogo (15º/11 pts.) e mereceu vencer. Se o rubro-negro baiano continuar assim, vai longe. A goleada valeu ao Vitória, provisoriamente (podendo ser ultrapassado pelo Cruzeiro, que joga amanhã), a vice-liderança. Já o Botafogo perdeu duas posições e volta a estar próximo da zona de rebaixamento. Geninho parece cavar seu próprio túmulo...


■■■■■■

(foto: Divulgação/Agência Estado)
Coritiba 4x0 Portuguesa - De monótono a eletrizante em 45 minutos. Após primeiro tempo sonolento, o Coritiba (9º/13 pts.) voltou à segunda etapa com Michel e disposto a decidir. Avassalador, logo aos oito minutos abriu o placar com Keirrison. Após novo rebote da defesa lusitana, Rubens Cardoso soltou um petardo de esquerda e ampliou, oito minutos mais tarde. Diogo ainda fora expulso, depois de desferir cotovelada acintosa. Hugo (detalhe), com dois gols, selou a goleada. Incontestável. A Portuguesa (11º/12 pts.), após nova derrota, perdeu duas posições e se manteve na parte intermediária da tabela.
■■■■■■

Internacional 1x0 Goiás - Zapeando, acompanhei o primeiro tempo desta partida. Tão monótona quanto a anterior, em sua primeira etapa. Coincidentemente também resolvida na etapa final. Aos três minutos, após bobeada da defesa goiana, Nilmar fez o desarme e rolou para Adriano, livre, empurrar para a rede e decretar a vitória colorada por placar magro. Com o resultado, o Internacional (6º/14 pts.) subiu cinco posições e começa a traçar novos objetivos. O Goiás (17º/9 pts.) permanece na mesma - incômoda - posição.

■■■■■■

(foto: Divulgação/Agência Estado)
Náutico 2x1 São Paulo - Melhor desde o início o Náutico (7º/14 pts.) fez valer o mando de campo e a força de sua torcida para virar diante do São Paulo (8º/14 pts.). A equipe paulista conseguiu abrir o placar, aos 19, com Hugo - sempre ele! -, após receber bom passe de Hernanes que deixara no chão, com lindo drible, Ticão. Três minutos depois, embalado, Radamés (ex-Fluminense) fez um golaço - mesmo que sem querer - de cabeça, enconbrindo Rogério Ceni. Lance raro! Pressionando constantemente, o Timbu virou a partida com mais um golaço! Dessa vez, feito por Everaldo, que dominou, girou e encheu o pé, acertando o ângulo de Ceni - novamente encoberto. O São Paulo foi para o abafa depois da virada, sem sucesso. E o sonho do tri, bem como a hegemonia nacional, vai ficando distante, distante...

■■■■■■

Fluminense 3x0 Atlético/PR - Por razões óbvias o Fluminense (18º/6 pts.) - com novo uniforme - buscava a vitória desde o início e abriu o placar logo aos 13, com Dodô, oportunista aparecendo livre para cabecear. O Atlético/PR (10º/12 pts.) acordou na partida e resolveu sair para jogar. Atacou, mas parou em Fernando Henrique e sua boa fase. O jogo só voltou para o lado tricolor após a justa expulsão do lateral-direito Nei, da equipe paranaense. A desvantagem numérica é ainda pior quando se trata de gramados com a extensão do Maracanã. Conca e Somália, com um gol de placa, deram números finais à partida. Com a goleada (e primeira vitória), o Fluminense sobe duas posições e fica, momentaneamente, a seis pontos de sair da zona. Ainda é complicado.

Adeus: Renato Gaúcho informou que Gabriel está se transferindo para o Panathinaikos (Grécia). O lateral-direito foi afastado e sequer foi relacionado para a partida de hoje, contra o Atlético/PR.

Adeus II (?): Segundo matéria do
GloboEsporte.com, o clube grego informou também, atráves de um fax, que há interesse em Luiz Alberto.

Adeus III (?): Portaluppi admitiu também que é muito difícil a permanência de Thiago Neves pós-Olimpíadas.

A bruxa está à solta!

■■■■■■

Santos 1x1 Grêmio - Aparentemente adquirindo a forma dos times dirigidos por Cuca, o Santos (19º/6 pts.) começou dando as cartas. Chegava com muito perigo e chances claríssimas de gols, principalmente, com o jovem Maikon Leite que pecava talvez pela inexperiência, perdendo muitos gols. Com isso, quem abriu o placar foi o Grêmio (4º/17 pts.), aos 25; com Rodrigo Mendes, que subiu livre, livre para cabecear. Quando o jogo já se encaminhava pro intervalo, Maikon decidiu não mais concluir e sim servir, lançando para Michael, que estreara; completar e fazer um bonito gol. E foi só. Ruim para o Grêmio; péssimo para o Santos, que segue sem vencer sob o comando de Cuca. Domingo, na Vila, tem Santos x Botafogo. Marca o reencontro de Cuca com seu ex-clube. Pode marcar também a redenção do técnico, que já está na corda bamba. Do outro lado, Geninho também. Será um divisor de águas. E quem sabe não acontece um troca-troca? Eu não duvido.
■■■■■■

Atlético/MG 1x1 Flamengo - Eletrizante. Como todos os jogos deviam ser. Até o último minuto a partida estava em aberto, com possibilidades para ambas as equipes. O Flamengo (1º/22 pts.), líder do campeonato e se comportando como tal, abriu o placar com o constante Marcinho (ex-Atlético/MG) - pra variar - agora artilheiro isolado do campeonato, com sete gols. Ótima aquisição rubro-negra! Melhor no primeiro tempo, o Flamengo ainda teve outras oportuniades desperdiçadas, muitas contidas pelo bom goleiro Edson. O Atlético/MG (16º/11 pts.) chegava muito com Danilinho, que por sua vez pecava no último passe. Na etapa final, o Atlético/MG se impôs como mandante que era e teve inúmeras oportunidades. O Flamengo, acuado, aceitava a pressão. Bruno fazia as honras da casa e garantia a vitória, até então. Mas como geralmente acontece com quem muito se defende... o Atlético/MG após constante pressão, igualou o marcador com o zagueiro Marcos. A equipe rubro-negra apostava nos contra-ataques e chegava bem. Mas ficou mesmo no empate. Melhor para o Flamengo. O Atlético/MG vê mais uma vitória em casa escapar de suas mãos. Contra o Palmeiras, mereciam a vitória assim como esta noite. Faltou uma melhor pontaria. Em suma: faltou, talvez, aquele que esteve recentemente no Galo e hoje defende o adversário.

Adeus: Renato Augusto foi vendido ao Bayer Leverkusen (ALE). Perda aparentemente irreparável no atual elenco. Tomei conhecimento hoje que com parte do valor da venda, o clube vai pagar pela prorrogação do empréstimo do volante Ibson. Dito isso, pergunto-lhes: Não seria mais jogo manter o único meia de criação na equipe, mesmo que tivesse de abrir mão de um volante (Ibson), visto que para esta posição, o Flamengo conta com algumas peças de reposição (Jônatas, Kléberson, Toró...)? A menos que Caio Jr. tenha em mente recuar Marcinho - que faz muito bem essa função também - para o meio. Ainda assim, terá apenas uma opção. E, convenhamos, este setor de criação é o mais carente do país. Concordam?

■■■■■■

(foto: Maurício Val/VIPCOMM)
Vasco 4x0 Sport - Vitória para Dinamite ver. Na presença de seu novo presidente, o Vasco (7º/14 pts.) não somente venceu como goleou o Sport (16º/11 pts.). É uma motivação e tanta para encarar o líder Flamengo, domingo. Promessa de casa cheia!, finalmente. A vitória só expõe a fragilidade do Sport como visitante. Indiscutivelmente, são muito fortes quando jogam na Ilha do Retiro, mas quando saem de lá...

■■■■■■

Palmeiras 1x1 Figueirense - Novo tropeço do Palmeiras (5º/18 pts.) e o topo cada vez mais distante. No momento, cinco pontos atrás do líder. O Figueirense (11º/13 pts.) abriu o placar. Adivinhem: com Cleiton Xavier, pra variar um pouco... e pra variar mais ainda, outro golaço! Como faz gol esse rapaz. Se tiver com a pretensão de título, o Palmeiras não pode perder pontos como esse, em casa. Repito: o dever de casa é obrigatório.
■■■■■■

(foto: Lance!)
Ipatinga 2x2 Cruzeiro - No Vale do Aço, em clássico mineiro (podemos considerar assim, sô?) outro empate. Outro vacilo de um aspirante ao título (contra um, com todo respeito, aspirante ao descenso). O Ipatinga (19º/7 pts.) abriu o placar no fim da etapa inicial, depois de falha grotesca de Fábio ao sair do gol. E ampliou, aos nove do segundo tempo, com Adeílson - aquele que deu um sufoco ao São Paulo na rodada anterior -, em nova falha de Fábio. Entendo que o chute foi forte, mas goleiro não pode espalmar pra frente em hipótese alguma. É o básico. Adeílson agradece. O Cruzeiro (3º/18 pts.) diminuiu com Charles, aos 24, em um golaço de encher os olhos. Temos muitos gols bonitos essa rodada, por sinal. O gol fez aumentar o ímpeto celeste que empatou com Jadílson, aos 43. A equipe celeste era a única que ainda poderia diminuir a vantagem rubro-negra. Novamente vacilou. Mais uma vez, o líder agradece. O empate só garantiu ao Ipatinga a devolução da lanterna ao Fluminense. Irrisório.

4 comentário(s):

Zêro Blue disse...

O Flamengo me surpreendeu NEGATIVAMENTE ontem, não jogou absolutamente nada.

Assim não deu pra acreditar como é que é líder do Brasileiro.

Abração

Saudações Celestes
SITE/BLOG.....CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS
Sou Cruzeirense - Site
Sou Cruzeirense - BLog
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE

Vinicius Grissi disse...

Foi uma boa rodada, principalmente para o Campeonato, que está muito equilibrado. Temos 4 ou 5 times que vão disputar o título até o fim.

Everton Domingues disse...

Vim conhecer seu blog, Diego. Gostei, tb curto futebol, embora minha praia mesmo sejam os esportes olímpicos. Sou jornalista aqui de SP apaixonado por esportes olímpicos. Gostaria de te convidar a conhecer o meu q é sobre o tema: BEIJING OLIMPICA. Voltarei sempre por aqui pra trocar opiniões.
Gde. abraço
Everton Domingues
www.beijingolimpica.blogspot.com

Everton Domingues disse...

Legal, Diego

Volte sempre pra trocar figurinhas. Quero sim colocar seu link no meu. Mas vou ser sincero: posso ter alguma experiencia como jornalista esportivo, mas vomo blogueiro ainda sou juvenil... rssss... me ensina a armar esse box de links recomendados que add o seu com prazer. Teu trabalho é bom!

Gde. abraço
Everton Domingues
www.beijingolimpica.blogspot.com