segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Cômoda camuflagem

É (muito) comum (até demais) - soa como pleonasmo, mas nesse caso é imprescindível que assim seja – presenciarmos o sofrido torcedor do Botafogo reclamando dos erros dos árbitros, de bandeirinhas, de confederações ou mesmo da disposição estrelar desfavorável. No clássico de ontem, por exemplo, houve um pênalti, de fato, não marcado para o Botafogo, a exatos 27 segundos de partida (veja no vídeo). O Flamengo, aos 30 do segundo tempo, teve um assinalado a seu favor. Igualmente incontestável – é bom que se diga. Houve pênalti nos dois casos? Sem a menor dúvida. Todavia, esse clássico, antes mesmo de começar, já era cercado de desconfiança - dos dois lados – pela não aceitação da CBF em conceber o clássico no Estádio Olímpico João Havelange, sobretudo pela escolha do árbitro da fatídica decisão da Taça Guanabara deste ano, Marcelo de Lima Henrique. O que, certamente, contribuiu para que o “choro” pós-jogo de ontem tomasse aquelas proporções. Fosse o árbitro outro qualquer, não se enganem!, teríamos também as reclamações habituais, mas em tom menor de acusação. Todavia, tais lamúrias (vazias) não se sustentam sob contexto nenhum. Servem, tão-somente, para camuflar uma incompetência visível e recorrente da própria equipe; o que, convenhamos, é muito mais fácil de fazer do que admitir que errou ao contratar X, Y ou Z. Ou ainda que determinada declaração foi feita de forma e em meio inoportunos. Isso sem citar os salários (tanto de jogadores como de funcionários) atrasados.

Um exemplo prático: se competentes fossem, abririam 3 a 0 – vale lembrar que no primeiro tempo o time do Ney Franco teve o domínio, ao menos territorial, da partida. E aí? Como “roubar”?

É importante, portanto, que os comandantes do clube (lê-se: presidente, dirigentes – que sejam PROFISSIONAIS, obrigatoriamente – e técnico), aproveitando o ano de eleições, onde será escolhido Maurício Assumpção como novo presidente para o próximo triênio, se desvencilhem completamente dessa pecha para que seja instaurada uma nova e gloriosa (como é a belíssima história do clube) era no mais que centenário Botafogo de Futebol e Regatas. Ainda que um de seus mascotes seja um cachorro, é de suma importância que o alvinegro carioca abra mão desse cômodo “complexo de vira-lata”. Há uma bela oportunidade para tal. Resta saber se será aproveitada ou pior: se se quer aproveitar.

******

12 comentário(s):

Anônimo disse...

o bruno foi na bola, esse lance é confuso.

Rodolfo Nunes disse...

ta lá...
na lista de blogs...
abração

Tiago Buckowsky Xavier disse...

O Botafogo foi muito prejudicado pela arbitragem, principalmente no jogo contra o São Paulo no Engenhão.

Rakal D'Addio disse...

Faltou seriedade na escalação do juizão.

Filipe Araújo disse...

Botafogo (ou qualquer outro clube carioca) reclamando de arbitragem???

Aí já é demais.

Saludos!

http://gambetas.blogspot.com

Gerson Sicca disse...

tb acho q o botafogo reclama demais. Tem q mostrar mais bola em campo. E depois daquele fatídico jogo contra o Galo pela Copa do Brasil em 2007 o Fogão teria q ficar um bom tempo sem reclamar.
Abraço

Anônimo disse...

Colega jornalista,

coloquei o link do seu blog como sugestão no meu. Dê uma passada lá pra conferir.

Grande abraço!

Daniel Reiner disse...

(Olá, ! Que tal ganhar um livro contendo a ficha técnica de 4.211 jogos de um dos maiores clubes do Brasil?
Seja você torcedor,jornalista,estudante de jornalismo, que gosta de conhecer sobre a história do no esporte mais popular do mundo...
Confira no meu blog (1982 Esporte Clube) como é fácil. Tenho certeza que é uma belo presente para qualquer apaixonado pelo esporte.)

[Visite sempre o 1982 Esporte Clube]

Forte abraço!

Almirante disse...

Primeiramente muito bom o blog. Quanto ao post, queria apenas fazer umas dus observações. A primeira delas é de que o lance envolvendo o Bruno e o Jorge Henrique é bastante confuso como disseram em um comentário anterior, eu na condição de Vascaíno que despreza o flamengo, sinceramente achei que o goleiro tocou na bola e o jorge henrique mesmo tocado, fez uma cena bem grande. O segundo é de que, já passou da hora do botafogo perder esse complexo de vira-lata como voce disse. Os botafoguenses parecem achar que tudo é uma grande armação com objetivo de prejudicar o Botafogo, que tudo é um grande complo contra o clube alvingero. O que acham os botafoguenses? que os juizes apenas cometem erros contra eles? enganan-se. Lembremos que o Botafogo venceu uma taça rio ou guanabara diante do américa com uma arbitragem vergonhosa que prejudicou muito o amériquinha.mas disso ninguem se lembra....

Viste os blogs do almirante e mais uma vez, parabéns pela qualidade!

Diego Mesquita disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Almirante disse...

vamos sim, jah adicionie o seu lá.

da uma passada no outro blog lá que eu tenho, um que tratat do futebol mais de assuntos mais gerais.

abraço.www.futebolismonaveia.blogspot.com

Marcio Ferreira disse...

chega de xororô!!!

depois da uma moral no meu blog!!

abraços

www.polemicasesportivas.blogspot.com