domingo, 21 de fevereiro de 2010

A zebra do turno

Se cravar um campeão para este domingo é tarefa complicada, tão mais foi imaginar uma final de turno entre o (re)emergente Vasco e o quase (re)rebaixado Botafogo. Sobretudo se considerarmos seus adversários diretos. O Flamengo, com a base do time hexacampeão brasileiro e o Fluminense de Cuca, com Fred, Conca e cia. O belíssimo Fla-Flu, aliás, só reforçou a ideia de um possível clássico das multidões na final da Taça GB e, por que não, na final do Carioca.

Ao contrário dos demais esportes, felizmente, o futebol contraria todos os prognósticos dos pseudo-especialistas (pessoas como eu e você que, de diferente, têm um espaço público para se manifestarem e eventualmente influenciarem outros tantos) e nos brinda com o salutar imprevisto. E da mesma forma se configura a finalíssima de hoje, às 17h, no Maracanã.

Se lógico fosse o futebol, poderíamos garantir a vitória da equipe cruzmaltina sobre o Botafogo de Joel, já que na fase classificatória, o Vasco cravou imperdoáveis 6 a 0 sobre o alvinegro de General Severiano. No entanto, me parece nítido que Joel, por mais que não tenha feito nada demais até então - como o próprio admitiu -, fez a equipe enxergar suas limitações e, principalmente, jogar em função destas. Assim venceu o Flamengo, com tão-somente três finalizações durante os 90 minutos, sendo duas delas convertidas.

O Vasco de Mancini chega à final de forma parecida, mas nem tanto. Na primeira semifinal, o Fluminense dominou as ações do jogo - com investidas esporádicas do Vasco -, mas esbarrou em Fernando Prass e no inexplicável Fred que, em dado momento, abdicou de concluir para cavar um pênalti, de forma deplorável. Nos pênaltis, as forças se igualam, dado o nervosimo, momento etc. E assim o Vasco passou.

Fato é que a zebra enverga os mesmos preto e branco que irão colorir o estádio mais tarde. Resta saber qual será a disposição destas cores no animal.

7 comentário(s):

Impasse Livre disse...

será que há zebra nisso mesmo? acho que foram os times que mereceram chegar as finais, nenhum apresentopu mais bola que o vasco e depois do joel o fogo se encaixou, grande duelo!...vai lá no maldita: temos post rockeiro - segredos e lendas do rock...abs,leandro

Diego Mesquita disse...

Leandro,

Claro que há zebra. Quem esperava uma final entre Botafogo e Vasco?

Por mais que duelem pela final da Taça GB, estão atrás de Fla e Flu em qualidade técnica.

Mas a fórmula de disputa do Campeonato PERMITE estas surpresas - felizmente.

Obrigado pelo comentário.

Vamos aguardar.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Esperei o fim da partida para comentar o primeiro (espero virem mais) post do ano.
Antes de mais nada, quero dizer que estou muito feliz por estar aqui, depois de tanto tempo, comentando algo, já que eu ADORO demais este espaço. Enfim, você sabe disso.

Sobre o seu post: mermão, acabei de chegar em casa, depois de ir ao Maracanã e ver a ESTRELA SOLITÁRIA brilhar e, em seguida, COMEMORAR, tive de dar uma passada aqui.
De fato, se levássemos em consideração os números, a Taça Guanabara de 2010 iria sim, para a Colina. Porém, vi que o Dodô - aquele que os Vascaínos enchem a boca para dizer "É do Vasco!" - nem sequer fez uma firulinha que desse resultado.
O Botafogo não fez um bom primeiro tempo - posso estar errada. Mas eu digo que a torcida estava LINDA demais e empurrou bem o time, que começou o segundo tempo assustando a torcida, mas logo cedeu aos apelos Alvinegros - as expulsões dos jogadores cruzmaltinos colaboraram.
Posso estar falando besteira, mas eu acredito que Joel Santana fez um excelente trabalho no Botafogo e, continua fazendo, mas tenho meus receios sobre o Campeonato Brasileiro.

Aguardemos.

Eu estou radiante; estou dando pulos de alegria!
A zebra alvinegra que, nem é legal ser chamada assim, foi a da Estrela. Mas pudemos mostrar que 6 a 0 podem não ser nada perto de um título que, por mais que seja REGIONAL, é título.

Eternamente Alvinegro será o meu coração!

Acredite, Diego. Sempre acredite.
=)

Obrigada por atualizar este espaço.
Da mais louca fã do Crônica Esportiva,
Thamiris Kuhn.

Anônimo disse...

Boa tarde Diego,

tudo bem com vc espero que sim.
Fiquei sabendo de seu bolg pelo Felipe que seu primo e que trabalha comigo.
Concordo com vc no seu comentário e tem mais o futebol é uma caixinha de surpresas e não adianta cantar vitória antes do tempo, pois se o mundo gira o futebol mais ainda no balança da hora.
Acompanhe também meu blog em Manaus http://pauloveiga.wordpress.com
Um grande abraço e podemos afirmar uma parceria.

Paulo Rogério
pauloreporter@hotmail.com

Impasse Livre disse...

veja só como a zebra não era zebra. conquistou o turno com anteced^ncia , o fla só venceu o vasco roubado(2x) e o flu nem despontou contra nenhum rival...viu minha razão...rs...muito bom mesmo, andei meio sumido, mas vê se apareça lá pelo blog, cara nova , visual novo url nova e rádio nova a 1440 am transmitindo jogos...abs< leandro

Unknown disse...

estou fazendo um trabalho para meu curso e gostaria de saber o tipo de linguagem usada nesta cronica e as demais classificações... vc poderia me ajudar ?